domingo, 2 de fevereiro de 2014

SENADOR REQUIAO ADVETIU: GARGALO ESTA NOS SILOS NO CAMPO, NAO NOS PORTOS!




Chegada da produção agrícola ao Porto de Santos é gargalo para o agronegócio

Sexta, 31 Janeiro 2014 08:19
Escrito por  



  • O Globo Rural produziu reportagem apontando que a chegada de caminhões carregando a produção agrícola de vários estados brasileiros ao Porto de Santos é um dos principais - senão o principal - gargalo do agronegócio nacional.


  • Embora os órgãos intervenientes à atividade portuária e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) estejam planejando melhorias na logística da chegada da carga, com certeza as melhorias não serão vistas em 2014, ano no qual está prevista a colheita de 196 milhões de toneladas de grãos em todo o Brasil, 5% mais que no ano passado.

    Dentre as soluções logísticas, o Globo Rural aponta os pátios reguladores implantados em Cubatão, município paulista vizinho a Santos. Há dois empreendimentos nos quais os caminhoneiros aguardam a chamada para descarregar nos terminais.

    Juntos, os postos têm capacidade para 1,5 mil veículos. Duas novas áreas, uma em Santos e outra em Sumaré, estão sendo avaliadas para funcionar como postos reguladores, mas por enquanto, nada mudou em relação ao ano passado.

    Em 2013, motoristas chegaram a ficar até 20 dias nos pátios porque não conseguiam a liberação. Depois era preciso ainda mais paciência com os longos congestionamentos em um trecho de 20 quilômetros que leva ao porto. Os moradores de Cubatão foram os que mais sofreram.

    Um outro gargalo do escoamento está em outro município vizinho de Santos, o Guarujá. É na famosa Rua do Adubo que os caminhões fazem filas intermináveis. Agora, os motoristas têm a opção de usar um viaduto inaugurado há poucos meses, que leva diretamente para os terminais. Eles não precisam mais esperar a carga e descarga dos trens, o que atrasava ainda mais o processo.

    Outra mudança é que até o ano passado, o único jeito de chegar ao Porto era cruzando a linha férrea, enquanto agora, os caminhões têm também uma pista exclusiva em frente ao Porto.

    A principal medida anunciada para tentar diminuir as filas nas estradas é o agendamento prévio das cargas. A ideia é que o caminhão seja monitorado desde o município de origem e ele só poderá entrar no pátio se tiver hora marcada para descarregar.

    O diretor-presidente da Codesp, a Companhia Docas do Estado de São Paulo, Renato Barco, explica que os agendamentos já existiam, mas agora o caminhão será acompanhado durante toda a viagem.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Qual o MAIOR PROBLEMA abordado aqui?