Quarta, 26 Março 2014 13:47
Ministro dos Portos: como se justifica o VTMIS no Porto de Santos?
Só
por tantos rastros de corrupção que pairam sobre o céu de Brasília,
conviria que o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Antonio Henrique
Silveira, justificasse o seu empenho de colocar entre as prioridades da
sua gestão de muitos, e não poucos, problemas, a implantação do Sistema
de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (na sigla em
inglês Vessel Traffic Management Information System, VTMIS), de custo e
necessidade duvidosos, no Porto de Santos (litoral de São Paulo).
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Inicialmente orçado em R$ 12 milhões, poucos meses depois o custo triplicou, pulou para R$ 36 milhões. Ou seja, 200% mais caro para os cofres públicos. Na escala de prioridades do complexo portuário santista é a última, o mesmo que jogar dinheiro fora.
Se há mais de cem anos nunca ocorreu um acidente com navio no Porto de Santos por deficiência no gerenciamento do tráfego; nem tampouco se verifica atraso na movimentação de embarcações e baixa na produtividade por falta do VTMIS; perguntamos: Qual, então, a razão que move o ministro Silveira a dar tanta importância a sua implantação? O que se percebe é que o ministro entende muito pouco da área em que atua.
Tem carne embaixo desse angu, principalmente depois que a licitação já foi adiada várias vezes, porque a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) não concluiu a sua especificação. Coincidência ou não, a próxima licitação foi marcada para o dia 1° de abril. É alguma sugestão?
Até lá, Portogente abre este espaço para o ministro Silveira debater essa polêmica questão com a sociedade que paga impostos.
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