Primeiro VLT deve chegar quarta-feira na Baixada Santista
O transporte de passageiros está previsto para entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2015, ligando as cidades de Santos e São Vicente em um trajeto aproximado de 30 minutos
Da Reportagem
O Terminal Portuário Deicmar, situado no Cais do Saboó, no Porto de
Santos, deve receber na próxima quarta-feira (21) a primeira composição
do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que irá operar na Baixada Santista.
O transporte de passageiros está previsto para entrar em operação
comercial no primeiro semestre de 2015, ligando as cidades de Santos e
São Vicente em um trajeto aproximado de 30 minutos.
Formado por 3 carros, a composição é fabricada em Valência, na Espanha.
Até agosto de 2015 serão recebidas todas as 22 composições, somando 66
carros. O navio que trará o primeiro veículo é o Grande Buenos Aires, da
Grimaldi, que atua na modalidade Roll-On-Roll-Off Multipropósito, com
comprimento de 214 metros.
A descarga do navio será realizada por Maffis trailler, responsáveis pelo descarregamento e transposição para carretas.
Segundo José Roberto Costa, gerente executivo de logística da empresa
Cisa Trading, responsável pela gestão logística e pelo processo de
importação nesta operação, a escolha da Deicmar para receber a carga se
deve à localização privilegiada do Terminal, expertise da empresa em
operações com embarcações Ro-Ro e o bom relacionamento entre as duas
companhias e armador.
O primeiro VLT na Baixada Santista deve chegar a Santos na quarta-feira (Foto: Divulgação)
Cada VLT terá 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento,
velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80km/h), ar condicionado e
piso que facilita a movimentação de usuários com dificuldade de
locomoção, e com capacidade para 400 usuários por viagem. O investimento
total é estimado em mais de R$ 1 bilhão na compra dos equipamentos,
infraestrutura , execução e manutenção do sistema.
O empreendimento do Governo do Estado de São Paulo, tem a EMTU/SP como
coordenadora e o consórcio TremVia Santos - formado pelas empresas
TTrans e Vossloh Espanha S/A - como responsável pela execução.
A obra é parte da reestruturação do transporte público da Baixa Santista
e interligará 9 municípios, com previsão de benefícios a toda a
população metropolitana da Região, estimada em 1,9 milhão de habitantes.
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