quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Porto de Santos - AGORA É LEI

Diário do Litoral Santos, 12 de dezembro de 2013
Cotidiano
29 de novembro de 2013 às 11h11

 

Prefeito sanciona lei que proíbe novos terminais na Ponta da Praia

Segundo Paulo Alexandre Barbosa, ministro dos Portos deve marcar reunião para a próxima semana

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, sancionou ontem lei que proíbe a instalação de terminais na Ponta da Praia. O projeto que altera a Lei de Uso e Ocupação de Solo foi aprovado na sessão da Câmara de Santos na última terça-feira, dia 26.
“Esta questão está definida e é irrevogável. Não somos contra a implantação de novos terminais na Cidade, mas sim para aquela área específica”, afirmou o prefeito durante coletiva na Prefeitura. O chefe do Executivo afirmou ainda que informou o ministro dos Portos sobre a decisão do Município. “Informamos esta nova regra municipal, apresentamos a possibilidade de instalação destes terminais em outros locais, e ele (ministro) ficou de marcar uma reunião para tratar o assunto na semana que vem”, conta.
Lei sancionada pelo prefeito ontem impede a instalação de novos terminais na Ponta da Praia (Foto: Matheus Tagé/DL)


Lei sancionada pelo prefeito ontem impede a instalação de novos terminais na Ponta da Praia (Foto: Matheus Tagé/DL)
Principalmente nas últimas semanas, a Administração santista vem se colocando contrária às licitações de três dos 11 projetos propostos pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq): o da Ponta da Praia, que engloba os atuais armazéns do Corredor de Exportação onde são movimentados grãos; a instalação de armazém de fertilizantes em Outeirinhos; e outro de celulose no Paquetá.

A proposta santista é que os terminais de graneis sólidos sejam direcionados à Área Continental, aproveitando espaços e logística, particularmente a ferroviária, existentes na margem esquerda, favorecendo a requalificação das áreas, a produtividade e a redução dos custos operacionais, eliminando o conflito cidade-porto. As alternativas submetidas para apreciação federal incluem a expansão dos terminais e a eliminação do risco de conflito entre as operações de carga e as do futuro terminal de cruzeiros e do transporte hidroviário de passageiros — o projeto Porto Valongo.

Um comentário:

  1. Depois de chegarmos aí - e para isso foi necessária toda uma força tarefa, várias frentes de luta contra uma uma arbitrária autoridade antidemocrática, veio a nu a verdadeira cara do governo federal. Sem a máscara podemos ver os interesses de pessoas em seus cargos por nomeação apoiadas na pretensa legitimidade da "força" de governo, acima da lei e da ordem. Bandidos agem assim. Melhor: quadrilhas organizadas.

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