quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Homenagem ao Meu Melhor Amigo Desconhecido

O TEXTO É DELE.
Parece que este excerto foi  escrito pra mim.
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O maior porto  da América Latina é, a um tempo, um bem e um mal na vida dos moradores da Baixada Santista.


É um bem incomensurável no sentido de que representa o maior motor da economia local.

É um mal porque, devido à escassez de trilhos para transportar as cargas que se destinam a ele ou se originam dele, congestiona a região, gerando imobilidade, arrastões, poluição, acidentes etc.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo que impulsiona a economia local, ele a freia, principalmente porque esse estado de coisas, entre muitas outras mazelas, desestimula o turismo, historicamente uma das mais importantes fontes de renda da região.

Essa realidade enubla outras cidades portuárias do país, mas como a Baixada Santista já liderou movimentos importantes na história da nação, mais que qualquer outra região, até por sua condição de metrópole, tem a natural capacidade de organizar e mudar positivamente o cenário.

O Porto de Santos e o povo da Baixada Santista precisam receber da federação a retribuição pelo enorme serviço que prestam a toda a nação, e não, ao contrário, continuar pagando com a inacessibilidade e demais mazelas decorrentes da logística mal projetada. 

Neste sentido:
I. É inadiável que novas linhas de trem de acesso à cidade de Santos sejam imediatamente implantadas.
II. Não menos importante é que se instale uma linha que promova a verdadeira metropolização da Baixada, interligando as cidades por linhas férreas que atendam tanto os trens de cargas quanto de passageiros.
III. Essa implantação/integração é que dará reais condições de o Porto de Santos crescer, fazendo crescer a economia regional e, consequente, o bem-estar de todos, sem trazer nesse crescimento os fatores negativos resultantes do congestionamento das estradas.

A metropolização, portanto, pode trazer inúmeros benefícios, mas para que esses benefícios sejam alcançados é necessário que além do anel metropolitano, haja a implantação de novas linhas férreas que desçam a maravilhosa Serra de Santos.

Por inúmeros que sejam os problemas atuais, é necessário que o Porto cresça. A população da Baixada Santista quer Porto grandioso, competitivo, mas que respeite a cidade e a população.

A resposta para isso é a metropolização ferroviária, motivo pelo qual, nesta data, e apoio das autoridades subscritas, visando o necessário apoio civil de tantos brasileiros quantos o queiram assim manifestar-se, esta frente propõe a realização de audiências Públicas em todas as Câmaras Municipais da Baixada Santista para a elaboração de soluções concretas.

José Manoel Ferreira Gonçalves
Coordenador Geral da Frente
http://jose-manoel.com/


Baixada Santista, 13 de novembro de 2013.

Obrigada Meu Grande Amigo e Futuro Parceiro 

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