N/A
Obras na Glicério foram retomadas no início do mês
Em visita às obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) nesta segunda-feira, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou que, em janeiro, serão iniciadas as interdições na Avenida Francisco Glicério quando os trabalhos forem retomados após as festas de fim de ano. “A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) estão reunidas, fazendo estudos de como minimizar os transtornos que a obra pode causar na Cidade”.

A visita foi feita juntamente com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do diretor da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior. O grupo visitou os pontos que passam por obras, que param agora e são retomadas na primeira semana de janeiro.

As autoridades não chegaram a circular pelos locais das obras paradas e participaram de uma reunião de trabalho para definir questões técnicas no projeto. De acordo com Paulo Alexandre, 40% das obras de implantação da primeira fase do VLT (que liga Barreiros, em São Vicente, a Conelheiro Nébias, em Santos) já estão concluídas.
Ministério Público
No início do mês, a Prefeitura de Santos deu o aval e a EMTU iniciou as obras do VLT na Avenida Francisco Glicério, entre os canais 1 e 3. Os trabalhos neste trecho estavam paralisados em função das negociações de ambos com o Ministério Público Estadual (MPE), que entende que a composição deve seguir a linha férrea e não pelo canteiro central da via, como defende a Administração Municipal e conforme prevê mo projeto atual.
De acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o objetivo é cumprir o cronograma estabelecido para entrega do primeiro trecho. “As obras precisam ser iniciadas sob pena de não serem entregues no próximo ano. Não podemos mais paralisá-la para não prejudicar, principalmente, as pessoas. O VLT vem para atender a população”. A previsão, segundo a Prefeitura, é de que o primeiro trem chegue em maio e comece a circular, de forma experimental, em julho de 2014.